sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Quanto custa? Será essa a pergunta certa para mensurar trabalhos com mídias digitais?


Poxa fazia um bom tempo que eu não postava nada por aqui... Mas como hoje tenho um assunto e pano para mangas por que não?

Hoje um colega me perguntou sobre o valor de um trabalho relacionado a Mídias Digitais, e pesquisando um pouco o mercado achei uma iniciativa interessante com uma tabela de referência com a ABRADi - Associação Brasileira de Agentes Digitais, o link segue logo a seguir mas ao ver quero comentar um pouco a respeito.
- Site da ABraDi.
- Link para a tabela.

Alguns ao olharem os preços, podem pensar NOSSA TUDO ISSO?


Inclusive recentemente me procuraram para trabalhos de consultoria freelancer e confesso que cobrei até um pouco menos dos valores da tabela, mas isso foi considerando notando que os preços desta são para o eixo do Sudeste, em SP para ser mais exato. E trazendo para nossa realidade é extremamente plausível reduzir e ponderar diante do mercado local.  Pois é, ainda sim alguns recusaram minhas propostas, e ai diante disso baixei mais o preço? Claro que não! Mas paciência, o reconhecimento e diferenciação com relação ao meu trabalho começa a ser valorizado por mim mesmo (com discernimento e números plausíveis claro). Mas o pior que temos gente daqui fazendo trabalhos com o pessoal de lá.

É necessário destacar que a realização destes trabalhos não é simples e nem este é um trabalho barato, a diferença esta na competência e experiência de quem você requisita para realizar seus trabalhos.
Como digo em sala de aula, o mercado esta "prostituído", tem gente cobrando R$ 500,00 ou menos para fazer um site e argumentam que fazem isso por necessidade, mas veja a formação/experiência de quem faz e o formato que estes trabalhos terão no resultado final.

E eu não penso isso sozinho, como cita em alguns trechos a seguir, Marisa Lemos no site MidiaBoom:
"Muito se reclama na internet da prostituição do mercado digital. O que acontece normalmente com novos mercados é que eles são cheios de demanda, repletos de fornecedores de olho nessa demanda e com muitos consumidores potenciais, divididos entre abraçar a novidade e aguardar pra ver se o produto ou serviço realmente dará certo".
"
Eu coloco metade da culpa dessa 'prostituição' nos clientes. Quantas vezes o seu relacionamento com um cliente começou com a pergunta (dele): “Quanto custa?” ou sua variável “Quanto tenho que pagar por isso?”
"Com medo de nem mesmo conseguir a atenção dos clientes, muitos fornecedores jogam seus preços lá embaixo, transformando-se na outra metade culpada".

Desengane-se quem pensa que basta fazer uma página ou fanpage e alguns compartilhamentos que o trabalho já está finalizado. Essa é apenas uma pequena parte do iceberg. É necessário elaborar todo um planejamento, mensurar resultados, ser criativo e estar em constante contato com o cliente.

O seu cliente não tem noção do trabalho, e se você fala para ele que o problema dele será resolvido de forma simples você também tem culpa de desmerecer seu trabalho.

Sem falar que todo trabalho exige diferenciações, pois o mercado quer isso, buscar um diferencial ainda mais nos tempos de hoje é simplesmente essencial para cavar seu espaço e ter destaque diante de tantas possibilidades que existem.

Reflitam e vejam que tudo parte do seu preparo e experiência. Mas mesmo quem está iniciando não tem a necessidade de cobrar o preço de um lanche para fazer um trabalho.






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