quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Avaliando as conexões de Banda Larga no Brasil

O Brasil ainda tem muito o que evoluir no que diz respeito a Telecomunicações, mas tem dado grandes passos nos últimos anos, com a privatização das empresas, gerando concorrência e com a ampliação (lenta) da capilaridade dos meios para o interior do pais.

O nosso país é um grande mercado no mundo hoje no que diz respeito a Banda Larga, mesmo ocupando a 45ª posição dentre os 66 países pesquisados (Fonte: Info/Reuters - 2009). Há grandes possibilidades de expansão e isso deverá ser o foco nos próximos anos.

Mas como avaliar e realizar estudos para melhorar a qualidade da Banda Larga no Pais?

Muitas pessoas não tem noção de como mensurar sua velocidade de acesso nas suas casas, muitos por desconhecimento, mas algumas pessoas tem despertado o interesse e se sentindo prejudicadas, estão encontrando meios de avaliar e exigir pelo menos os serviços que pagam. O que acontece na realidade é a maneira de expansão das empresas de telecom que atropelam os meios viáveis e visando o lucro, fornecem serviços cada vez mais sem qualidade ou sem a preocupação em melhor atender as necessidades de seus clientes.

Existem sites especializados em orientar e ajudar no sentido de melhorar as condições de acesso no Brasil, um deles a ABUSAR (Associação Brasileira dos Usuários de Acesso Rápido) que é uma entidade civil sem fins lucrativos que surgiu em 1º de Junho de 2001, que busca a melhoria da qualidade dos serviços de acesso à internet por banda larga (conexões de alta velocidade).

Uma maneira para iniciar seria pelo menos cada um ter a noção de sua velocidade de acesso. Uma boa ferramenta está disponível no Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações – CEPTRO que é dentro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), responsável por projetos que visam melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infraestrutura. O SIMET (Sistema de Medição de Tráfefo de Última Milha) permite que você teste a qualidade da sua conexão à Internet.

Uma outra maneira que é também uma iniciativa do ABUSAR que propõe a avaliação por meio de BETA-TESTERS espalhados pelo país afim de avaliar e verificar as necessidades de conexão por meio de um mapa, onde assim teremos uma noção do panorama atual da Banda Larga no pais.

Nenhum comentário: