segunda-feira, 6 de julho de 2009

Falando um pouco de usabilidade

Usabilidade, coisa de usabilidoido ou designibilidade?

Vendo esses sites, fiquei instigado a escrever um pouco sobre esta tão desvalorizada área no passado que tem ganhado terreno e relevância em grande valia nos ultimos tempos.

Segundo Nielsen, a usabilidade esta especificamente relacionada à rapidez com que usuários possam aprender alguma coisa, a eficiência deles ao usá-la, o quanto lembram daquilo, seu grau de propensão a erros e o quanto de utilizá-la.

Mas podemos observar também alguns atributos que podem ser observados a seguir para definir esta como por exemplo:
• Facilidade de aprendizado - um usuário rapidamente consegue explorar um sistema e realizar suas tarefas;
• Eficiência de uso - tendo aprendido a interagir com um sistema, um usuário atinge níveis altos de produtividade na realização de suas tarefas;
• Facilidade de memorização - após certo período sem utilizar um sistema, um usuário não freqüente é capaz de retornar ao sistema e realizar suas tarefas sem a necessidade de reaprender como interagir.

Em casos práticos vamos observar o vídeo e a imagen a seguir que trazem inovações no conceito de Interagir com o computador.



A Opera mais uma vez inovando acaba de lançar uma versão do Opera browser que é possível navegar na web através de gestos da face. Essa tecnologia não é nova, mas a forma como eles a utilizaram sim é bem interessante:

Nenhum comentário: